Albufeira Capital do Turismo em Portugal

Albufeira Capital do Turismo em Portugal
Albufeira Capital do Turismo em Portugal

Publicação em destaque

Reserve já aqui

Neste guia apresentamos gratuitamente o nosso conhecimento local, algumas das mais badaladas e procuradas atrações / pontos de interesse q...

Praia da Falésia

     

Descrição:    
            O areal é imenso, um troço contínuo de areias com  5,5km de extensão que se inicia na Praia do Barranco das Belharucas e se estende até Vilamoura, flanqueado por uma linha de arribas em tons fortes, ora rubros, ora esbranquiçados, criando contrastantes jogos de cor com as sobranceiras manchas verdes de pinheiro-manso. 
    No troço poente a arriba é altiva mas muito macia, talhada em areias e argilas, onde a chuva não tem dificuldade em gerar relevos sinuosos, com ravinamentos profundos. Para nascente a arriba vai lentamente rebaixando, permanecendo intensamente esculpida. É o desgaste desta rocha que alimenta o areal, fornecendo areia à praia. 
     É assim possível observar na base destas arribas pequenos cones de areia, onde se vão fixando as plantas típicas das dunas: narciso-das-areias, couve-do-mar, cravo-das-areias, trevo-de-creta e cardo-marítimo. 
     Estas espécies coloridas misturam-se com a vegetação típica das arribas, de cor mais monótona, aqui composta sobretudo por salgadeiras. 
     O areal possui troços tranquilos, ideal para caminhadas, muito frequentes.
     Do alto da falésia temos uma excelente perspectiva da grandiosidade com que a natureza abençoou este local, sendo possível observarmos a totalidade da arriba, tanto para nascente, até perder o areal de vista, no limite do concelho, como para poente, quando é abruptamente interrompida para dar lugar a uma falésia calcária de tons amarelados.
          Muito frequentada no verão por famílias, é excelente para nadar, pois o areal não possui rochas e a água é calma e limpa. A melhor época para visitar é de abril a outubro. 




Equipamentos de apoio:
 Restaurante, wc (para senhoras, senhoras e deficientes) e apoios balneares e vigilância na época balnear (geralmente de Maio a Outubro).


  Localização

 37°05'10.051"N 8°10'4.813"W


  Informação
Dada a possibilidade de ocorrência de deslizamento de terras, recomenda-se que mantenha uma distância de segurança relativamente às arribas.


  Acesso
Acesso viário alcatroado através da Aldeia das Açoteias. Estacionamento amplo e ordenado nas Açoteias, a 300 m da praia, mais reduzido junto à praia.

  Prémios e galardões
Praia com bandeira azul

 Europa: Em 2013 e 2014 foi considerada a melhor praia de Portugal vencendo os prémios Travellers’ Choice que distinguiram as dez melhores praias em Portugal, de acordo com as opiniões e avaliações dos utilizadores do TripAdvisor (em 2021 ficou em terceiro lugar). https://www.tripadvisor.pt/TravelersChoice-Beaches-cTop-g4
 Mundo: Em 2021 continua a constar no ranking das 25 melhores praias do mundo nos prémios Travellers’ Choice, ficando em 13º lugar, de acordo com as opiniões e avaliações dos utilizadores do TripAdvisor . https://www.tripadvisor.pt/TravelersChoice-Beaches

Quais são as praias mais bonitas de Portugal?

Na edição de 14-05-2015 a Visão elegeu 25 praias, 11 das quais são no Algarve, mas avisa que «ficaram muitas de fora». Naturalmente que a Praia de Falésia foi eleita pelas seguintes razões apontadas pela revista.
"Falésia
Arriba Vermelha

Apesar de situada numa das zonas mais urbanizadas do Algarve, está envolta por uma exuberante mancha verde de pinheiro manso e zimbro. O areal é protegido por uma alta falésia avermelha que se prolonga por mais de cinco quilómetros, (começa do Praia do Praia Barranco das Belharucas (Albufeira) , até ao molhe da Marina de Vilamoura. A oeste, liga aos Olhos de Água, havendo também por aqui muitas das famosas nascentes de água doce (https://www.facebook.com/olheirosaguadocealbufeira), que surgem junto à beira-mar durante a maré baixa. O areal, de grão muito grosso oriundo do desgaste das falésias, é amplo o suficiente para conseguir um pouco de tranquilidade numa das zonas mais concorridas do Algarve. Bom para: PASSEAR E FAMÍLIAS"

Pode consultar informação das restantes praias eleitas em:http://issuu.com/turismo_algarve/docs/59263040





Links




Parque de merendas
Para quem gosta de piqueniques pode usufruir do parque de merendas que fica perto da Praia da Falésia, o mapa encontra-se em baixo.


Palavras / Expressões chave: Atrações, Albufeira, Algarve, Férias, Praia, Monumentos, Cultura, Gastronomia, Praia da Falésia, Bandeira Azul, Segunda Melhor de Portugal