Albufeira Capital do Turismo em Portugal

Albufeira Capital do Turismo em Portugal
Albufeira Capital do Turismo em Portugal

Publicação em destaque

Reserve já aqui

Neste guia apresentamos gratuitamente o nosso conhecimento local, algumas das mais badaladas e procuradas atrações / pontos de interesse q...

Praias

     Com cerca 30 quilómetros de costa, o concelho de Albufeira foi presenteado com algumas das mais belas praias do Mundo. Trata-se de um magnífico Património Natural que tem sido defendido e preservado de forma equilibrada. Albufeira é um dos concelhos do País com o maior número de Bandeiras Azuis, galardão que atesta a qualidade das praias em itens como a limpeza, as acessibilidades ou as águas. A beleza e diversidade da costa fazem de Albufeira um lugar único.
      Na zona a Leste do concelho, entre a Ribeira de Quarteira e a bonita povoação piscatória de Olhos de Água, observa-se o desenvolvimento duma magnífica falésia argilosa e de areias, cuja beleza se acentua no Barranco das Belharucas, tão procurada pelas aves que ali nidificam e que estão na origem do seu nome. Trata-se de uma zona de arribas altas, de tons vermelhos, castanhos e brancos, povoada no topo por um bosque de pinheiros, o que transforma a zona num local privilegiado para longas e relaxantes caminhadas.
      Entre Olhos de Água e Santa Eulália, encontrará pequenas praias com recantos rochosos, pequenos algares e uma arriba de baixa altura, debruçada sobre o mar. Em Olhos de Água, os “olheiros” fazem as delícias dos visitantes. Os “olheiros” são nascentes de água doce que brotam do areal durante a maré baixa; um fenómeno único, referenciado desde tempos antigos pelos árabes.
      A partir da Praia da Oura até à Praia do Peneco, encontramos as praias mais frequentadas e mais próximas das zonas urbanas. Nesta faixa é também possível desfrutar de uma paisagem verdadeiramente interessante do ponto de vista morfológico, onde diversas formações rochosas se apresentam com formas majestosas e peculiares ao longo de uma plataforma rochosa, habilmente esculpida pelo mar. Certamente em tempos recuados, o nível do mar estaria bem mais acima, e este local corresponderia a uma zona batida pelas ondas, acabando por criar através da erosão, amplos passeios sobranceiros à linha de costa.
      A partir da Ponta da Baleeira, local onde foi construído o Porto de Abrigo e a Marina de Recreio, até à Praia da Galé, podemos encontrar praias de grande beleza e de extensão variada, mais ou menos encaixadas em arribas calcárias e protegidas do vento, onde se poderá aventurar à descoberta de um manancial de espécies da flora e da fauna. É uma zona especialmente propícia para realizar diversos passeios sobre a arriba, a qual possui amplas lajes escavadas pela erosão, que propiciam um local privilegiado para caminhar.
      A partir da Praia da Galé para Oeste, encontra-se a Praia dos Salgados. É também aqui que se dá uma mudança na paisagem. A faixa costeira passa a caracterizar-se por um sistema dunar muito interessante e de vegetação característica. A Lagoa dos Salgados é um local de visita obrigatória, onde poderá observar diversas espécies de avifauna.
 
     As diversas praias do concelho de Albufeira poderão servir para os mais variados propósitos. Caminhada, lazer, desporto, ou simples descanso.
 
     De Maio a Outubro, quando algumas concessões de praia estão a funcionar, é possível usufruir de diversas infra-estruturas e serviços de apoio, de vigilância e aluguer de diversos equipamentos, como os toldos, cadeiras e espreguiçadeiras, serviço de bar e de refeições ligeiras, sanitários, telefone e emergência médica. Convidam-se todos os utentes das praias de Albufeira a apreciar a oferta natural de que se dispõe, adoptando comportamentos condicentes com os valores da urbanidade e da cidadania.



Apresentamos agora informação adicional sobre algumas praias de Albufeira, basta clicar na sua praia de eleição para mais informações sobre a mesma: