Albufeira Capital do Turismo em Portugal

Albufeira Capital do Turismo em Portugal
Albufeira Capital do Turismo em Portugal

Publicação em destaque

Reserve já aqui

Neste guia apresentamos gratuitamente o nosso conhecimento local, algumas das mais badaladas e procuradas atrações / pontos de interesse q...

Praia do Barranco das Belharucas

     
        Começa na Praia do Barranco das Belharucas para o lado este, o litoral calcário muito recortado do barlavento algarvio cede lugar às arribas macias, talhadas em areias e argilas, que se estendem ao concelho de Loulé. 
      O trilho do acesso é sinuoso e percorre um barranco escavado onde a vegetação cresce de forma exuberante e frondosa. As vertentes rochosas encontram-se muito ravinadas pela escorrência da água das chuvas, gerando formas requintadamente esculpidas. 
     A vegetação, sobretudo pinheiros- -mansos e plantas típicas dos matos litorais como o zimbro, surge por vezes suspensa à beira dos pequenos abismos gerados pelo deslizamento de terras, expondo ao ar a sua trama emaranhada de raízes. 
     Muitas aves aproveitam a zona de bosque e algumas escavam abrigos e ninhos nas paredes rochosas; é o caso dos coloridos abelharucos que batizaram a praia, um dos locais ideais onde escavam os seus ninhos durante a época de reprodução.
   A praia é ampla com um areal contínuo e a perder de vista, ideal para caminhadas. Uma praia privada, segura, de água limpa e calma, em estado selvagem. Ideal para as famílias.     A delícia dos mais novos será sempre irem aos Olheiros de água doce e à piscina natural. 
     A Praia é vigiada por nadadores salvadores durante a época balnear (entre Maio a Outubro).  Devido às suas características naturais é excelente para quem é adepto de mergulho.

   É a Praia do Barranco das Belharucas que dá início ao extenso areal de 5,5km da famosa Praia da Falésia que só termina em Vilamoura.
A Praia do Barranco das Belharucas é, sem dúvida nenhuma, um paraíso na Terra. 


Infraestruturas e equipamentos:
- Possui boas infraestruturas e equipamentos, com uma oferta de atividades aquáticas muito diversificada. Praia vigiada por nadadores salvadores durante a época balnear (entre Maio a Outubro).
- Possui WC e chuveiros.
- Tem área de guarda-sóis.
- Serviços existentes: aluguer de toldos, motas de água, gaivotas, gondola, ski tubarão, windsurf e vela. 
- Tem dois restaurantes abertos ao público, um no início da praia (o Golfinho) e outro, caminhando para o lado este, pertencente ao Sheraton Algarve Hotel & Pine Cliffs Resort.

 Localização

37°05'26.8"N 8°11'00.6"W




 Informações
Dada a possibilidade de ocorrência de deslizamento de terras, recomenda-se que mantenha uma distância de segurança relativamente às arribas.

 Acesso
Acesso viário alcatroado através da estrada que liga Olhos d´Água à Aldeia das Açoteias, seguindo a sinalização para a praia. O acesso viário à praia é em terra batida (cerca de 600 m) e pode ficar comprometido na época das chuvas já que ocupa o leito de uma linha de água de caráter torrencial. Estacionamento de média dimensão, em terra batida, junto à praia. Equipamentos de apoio (restaurantes, wc, apoios balneares e recreativos) e vigilância na época balnear. Orientação: sudoeste.
 Praia Acessível.

  Prémios e galardões
 Praia com Bandeira azul

 Em 2015 e em 2000  recebeu o galardão de Bandeira Dourada (Praia com qualidade de ouro) pela sua envolvente rica e moderadamente usada, sob o ponto de vista ambiental.


 Links:

 http://www.tripadvisor.com.br/Attraction_Review-g1190872-d7599090-Reviews-Praia_do_Barranco_das_Belharucas-Olhos_de_Agua_Albufeira_Faro_District_Algarve.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Praia_do_Barranco_das_Belharucas



Para visitar as atracções Praia dos Olhos de ÁguaOlheiros de Água Doce e Praia do Barranco das Belharucas, aconselhamos que sejam visitadas a pé (devido à sua grande proximidade).
Quando a maré está vazia 
(baixa-mar)  pode fazer o circuito pelo areal começando pela Praia dos Olhos de Água para Este em direção à Praia do Barranco das Belharucas onde pode observar os Olheiros de Água doce entre as duas praias.Quando estiver maré cheia (preia-mar) aconselhamos a fazer o circuito por cima das falésias onde irão visualizar magníficas vistas panorâmicas. 
Caso opte por  ir pelo areal tenha cuidado para não esbarrar nas rochas evite pisar nas zonas verdes como as que pode visualizar nas fotografias:









Quando chegar à Praia do Barranco das Belharucas aproveite para dar uma caminhada.


____


Um local onde poderá avistar a Praia do Barranco das Belharucas é o Miradouro da Falésia. Neste miradouro pode avistar a linha de costa até Faro (apenas quando o céu estiver limpo). O acesso é através da Quinta do Milharó na curva entre o Clubhotel Riu Guarana e o Hotel Sensimar Falésia Atlantic num caminho com areia.