Albufeira Capital do Turismo em Portugal

Albufeira Capital do Turismo em Portugal
Albufeira Capital do Turismo em Portugal

Publicação em destaque

Reserve já aqui

Neste guia apresentamos gratuitamente o nosso conhecimento local, algumas das mais badaladas e procuradas atrações / pontos de interesse q...

Gastronomia típica

   

     Influenciada pela cultura/dieta mediterrânea, a gastronomia típica de Albufeira, tem as suas raízes em tempos e costumes antigos. A rica e variada gastronomia é também um dos cartões de visita de Albufeira, juntando receitas da zona costeira e das regiões do interior.
     As refeições básicas são compostas por peixe, carne, vegetais e fruta. 
     Não deixe de se deliciar com a gastronomia algarvia que inclui maravilhas como a Açorda à Algarvia, as sopas de peixe, o arroz de polvo, os búzios com feijão, o guisado de peixe, a açorda de marisco, os Bifes de Atum com Tomate, a Massada de Lingueirão, a famosa Cataplana de Peixe (à Algarvia), a Carne de Porco com Amêijoas, as Conquilhas e o mexilhão, a Sardinha Assada, Ostras, Lapas, Ouriços ou mesmo o bacalhau e com vinho regional a acompanhar. Delicioso!   
   
     Terra de pescadores virada para o mar, o Algarve é apenas um dos muitos paraísos gastronómicos portugueses dedicado aos que apreciam peixe e marisco.
      Hoje em dia, ainda é possível (aproximadamente às 22h00) ter a experiência de poder ver chegar à Praia dos Olhos de Água um pescador local com o seu  barco repleto de peixe fresco ainda a saltar nas redes. Pesca sustentável.


     Mas não só de peixe vive esta culinária tão variada quanto saborosa. O Frango á Guia é muito famoso e a fruta como o figo ou a laranja do Algarve que é conhecida como sendo a melhor do mundo. 




Legumes, carnes, azeite, hortaliças, alho, cebola e ervas aromáticas como os orégãos ou os coentros, são presença constante nos mais diversos pratos típicos.

     O interior conta-nos uma história com hortas, rebanhos de ovelhas alimentadas pelas verdes montanhas e o cheiro de flores selvagens. Desde as favas à galinha com cerejas e ao guisado de grão, todos os pratos do interior têm um sabor caracteristicamente rural.


Bom apetite!


Dieta Mediterrânica
     A Dieta Mediterrânica  em 2013 foi considerada  é uma maneira de entender a vida e uma forma natural de comer baseada em produtos agrícolas locais, receitas e métodos de confeção de cada local, passada de geração em geração, compartilhando refeições, comemorações e tradições. Tudo isto complementado por um equilíbrio perfeito entre lazer e trabalho, amigos e família, desporto, cultura e comida.
     Uma das propostas para a dieta mediterrânica pelo Documento de Consenso Internacional sobre azeite de oliva e dieta mediterrânica é: "a dieta mediterrânica tradicional caracteriza-se pela abundância de alimentos como pão, massa, verduras, saladas, fruta e frutos secos; azeite de oliva como principal fonte de gordura; consumo moderado de peixe, aves, produtos lácteos e ovos; pequenas quantidades de carnes vermelhas e quantidades baixas ou moderadas de vinho consumido normalmente durante as refeições".


      A pirâmide da dieta mediterrânica contabiliza elementos quantitativos e qualitativos para a seleção dos alimentos: na base, encontram-se os alimentos que devem sustentar a alimentação, e nos níveis superiores, os alimentos que devem ser consumidos em quantidades moderadas.
     Indica também a composição e número de porções de refeições principais e reflete, no seu design, os elementos sociais e culturais característicos do estilo de vida do Mediterrâneo. Entre as características e os produtos básicos da dieta mediterrânica encontramos o azeite de oliva, eixo fundamental, em torno do qual se elaboram a maior parte dos pratos da dieta mediterrânica.
     Assim, esta pirâmide inclui todos os grupos alimentares, em proporções e frequências que coincidem com as recomendações atuais de uma dieta saudável:
- mais de 50% das calorias provêm de hidratos de carbono: pela abundância de alimentos como pão, massa, verduras, saladas, fruta e frutos secos
- entre 30-35% das calorias procedem da gordura: azeite de oliva como principal fonte de gordura
- 12% das calorias das proteínas: moderado consumo de peixe, aves, produtos lácteos e ovos e pequenas quantidades de carnes vermelhas
     Por sua vez, é uma dieta baixa em ácidos graxos saturados, sendo que mais de 50% dos ácidos graxos totais são monoinsaturados provenientes de produtos como o azeite de oliva e os frutos secos, é rica em fibras, presentes nos cereais, frutas e verduras e em produtos de elevado poder antioxidante como os vegetais, frutas e vinho (consumido em baixa a moderada quantidade e, preferencialmente, durante as refeições). Estes hábitos de consumo juntamente com a água como bebida preferencial e a realização de atividade física frequente, também contribuem para os efeitos benéficos da dieta mediterrânica. Este padrão de consumo de alimentos é dirigido à uma população adulta saudável e deve ser adaptado às necessidades específicas de crianças, mulheres grávidas e de pessoas com outras condições de saúde.

 
Em 4 de dezembro de 2013, a DIETA MEDITERRÂNICA foi declarada a Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO

Para consultar mais informações sobre a Dieta Mediterrânica visite: dietamediterranica.net