Albufeira Capital do Turismo em Portugal

Albufeira Capital do Turismo em Portugal
Albufeira Capital do Turismo em Portugal

Publicação em destaque

Reserve já aqui

Neste guia apresentamos gratuitamente o nosso conhecimento local, algumas das mais badaladas e procuradas atrações / pontos de interesse q...

Curiosidades | Sabia que...?


Sabia que?
Sabe o que é um griséu ou um taleigo? Aqui apresentamos algumas expressões populares do Algarve:
Açoêa - Terraço usado para secar frutos secos e peixe
Alcagoita - Amendoim
Almareado - Enjoado
Artelho - Tornozelo
Barembado - Atrapalhado
Cozer batata-doce - Ressonar
Desbrugar - Descascar favas ou ervilhas
Escaleras - Escadas
Feniscadinho - Homem muito magro
Griséu - Ervilha
Ma que jête? - Expressão de perplexidade
Marafado - Zangado ou atrevido
Os telhados estão baixos - As paredes têm ouvidos
Taleigo - Saco de pano

Estes são apenas alguns exemplos, pode consultar o Dicionário algarvio de termos e dizeres do Algarve aqui


- Lenda das amendoeiras em flor

     Há muitos e muitos séculos, antes de Portugal existir e quando o Al-Gharb pertencia aos árabes, reinava em Chelb, a futura Silves, o famoso e jovem rei Ibn-Almundim que nunca tinha conhecido uma derrota. Um dia, entre os prisioneiros de uma batalha, viu a linda Gilda, uma princesa loira de olhos azuis e porte altivo. Impressionado, o rei mouro deu-lhe a liberdade, conquistou-lhe progressivamente a confiança e um dia confessou-lhe o seu amor e pediu-lhe para ser sua mulher. Foram felizes durante algum tempo, mas um dia a bela princesa do Norte caiu doente sem razão aparente. Um velho cativo das terras do Norte pediu para ser recebido pelo desesperado rei e revelou-lhe que a princesa sofria de nostalgia da neve do seu país distante. A solução estava ao alcance do rei mouro, pois bastaria mandar plantar por todo o seu reino muitas amendoeiras que quando florissem as suas brancas flores dariam à princesa a ilusão da neve e ela ficaria curada da sua saudade. Na Primavera seguinte, o rei levou Gilda à janela do terraço do castelo e a princesa sentiu que as suas forças regressavam ao ver aquela visão indiscritível das flores brancas que se estendiam sob o seu olhar. O rei mouro e a princesa viveram longos anos de um intenso amor esperando ansiosos, ano após ano, a Primavera que trazia o maravilhoso espectáculo das amendoeiras em flor.

- Lenda das mouras do Castelo de Paderne
Certo dia, enquanto as mouras se banhavam nas proximidades do castelo de Paderne, os seus filhos, que brincavam nas redondezas, avisaram as mães de que nos montes estavam a correr na sua direção. As mouras, apercebendo-se que se tratava de um ataque dos cristãos que corriam disfarçados com a vegetação, correram para se esconderem no subterrâneo do castelo. Diz-se que, desde esse dia, as mouras e os seus filhos permanecem no interior do subterrâneo, saindo apenas ao meio-dia ou à meia-noite.

- Lenda da moura de Albufeira
Conta a lenda que o Rei Afonso III vivia na altura no castelo deAlbufeira, nas muralhas do castelo, apaixonou-se pela escrava, uma moura que se chamava Alina, era uma moura muito linda e o rei apaixonou-se por ela e disse-lhe, deixas de ser minha escrava e vais ser a minha amada. Ela continuava pensando, durante muitos anos enquanto no castelo com Afonso III, nunca se esqueceu do seu amado Abeu-Faahrá, que era um mouro, portanto um rei mouro. O rei mouro nunca apareceu e então ela todas as noites sonhava na esperança de o vir a encontrar, até que uma bela noite sonhou que pareceu-lhe ser o príncipe encantado, o príncipe mouro, mas era um animal que tinha metade cão e metade carneiro. O rei D. Afonso III disse sempre que esse mouro havia, prometia que havia de vir um dia, mas como ele gostava muito dela prometeu-lhe casamento. Ela continuou a dizer que amava era o mouro, o seu amado era o Abeu-Faahrá, mas que nunca mais chegou. O rei D. Afonso III, prometeu fim, que havia de gostar muito dela, de tal forma, a paixão ia ser tão grande, que nunca mais, ela iria esquecer mesmo o príncipe mouro. Tiveram um filho, ela teve um filho do rei D. Afonso III e amor foi de tal intensidade que ela ficou realmente a amar D. Afonso III e então esqueceu o seu amado mouro Abeu-Faahrá. Pronto e viveram eternamente felizes com o seu filho no castelo de Albufeira.

- Sabia que o chá é tão popular no Reino Unido apenas porque a princesa portuguesa Catarina de Bragança o introduziu aos britânicos como uma bebida em vez de ser aplicado na medicina?

Sabia que a Zona Económica Exclusiva (ZEE) de Portugal é a maior da Europa e a 10º maior no Mundo? E sabia que 97% de Portugal é mar?
De acordo com a Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar, os países costeiros têm direito a declarar uma zona económica exclusiva (ZEE) de espaço marítimo para além das suas águas territoriais, na qual têm prerrogativas na utilização dos recursos, tanto vivos como não-vivos, e responsabilidade na sua gestão ambiental.
A ZEE é delimitada, em princípio, por uma linha situada a 200 milhas marítimas da costa, mas pode ter uma extensão maior, de acordo com a da plataforma continental. A ZEE separa as águas nacionais das águas internacionais.