Albufeira Capital do Turismo em Portugal

Albufeira Capital do Turismo em Portugal
Albufeira Capital do Turismo em Portugal

Publicação em destaque

Reserve já aqui

Neste guia apresentamos gratuitamente o nosso conhecimento local, algumas das mais badaladas e procuradas atrações / pontos de interesse q...

Festas e eventos

Pode consultar a agenda mensal de eventos de Albufeira em: http://www.cm-albufeira.pt/publicacoes-municipais   

Pode consultar a agenda de eventos de Albufeira emhttp://albufeira.pt/agenda

Pode consultar o Guia/Agenda de eventos do Algarve  em: http://bit.ly/1xkmfkE     


O Turismo do Algarve criou um  programa cultural com mais de mil apresentações de música, dança, teatro, exposições, animação de património, entre outras.
Para consultar clique [PT] Programa 365 Algarve

     Albufeira é um destino que prima por todos estes ingredientes: praias paradisíacas a perder de vista, pequenos areais emoldurados por falésias de uma beleza de cortar a respiração, restaurantes que oferecem excelentes pratos confecionados à base de peixe e marisco fresco, receitas tradicionais, doces da região e os principais pratos da gastronomia internacional. Ao final do dia centenas de esplanadas à beira mar fervilham de gente que, depois de um dia relaxante de praia, procura os bares e discotecas mais animados da cidade para se divertirem ao som dos êxitos musicais do momento. Os que preferem um ambiente mais calmo podem optar por assistir a um espetáculo ao ar livre, no palco do Largo Engº Duarte Pacheco, no centro da cidade.  

à Diversos espectáculos, eventos, festivais, exposições e festas como a festa do pescador, festa da sardinha e de verão (ambas em Olhos de Água), festa do município, passagem de ano, beato Vicente de Albufeira, festival da cerveja, do rancho folclórico, santos populares, nª sra. orada, do polvo, exposição do vinho entre muitas outros. Sem esquecer a animação de época balnear que durante o verão na zona do largo engº Duarte Pacheco apresenta espectáculos de música, culturais e de animação para todas as idades e conta também com venda de artesanato e animação de rua.

Festas da Cidade
Ao longo do ano, são diversos os eventos de cariz popular que se realizam. As diversas festas de verão são organizadas pelas coletividades locais, clubes e associações, uns eventos são religiosos e em alguns a gastronomia típica é rainha! Aqui destacamos alguns que merecem uma visita

Festa do Frango da Guia - Frango da Guia é uma das mais afamadas e atrai à freguesia milhares de visitantes no 1.º fim de semana de agosto que, para além desta deliciosa especialidade, podem ainda desfrutar de um excelente programa de animação na Capital do Frango de Churrasco em Portugal


Festa de Nossa Senhora da Orada - A festa em honra da Nossa Senhora da Orada, no mês de agosto, é um dos momentos altos no que concerne às festas religiosas. Trata-se duma manifestação de profundo significado que se realiza há mais de 500 anos e que tem como principal momento uma bela e emotiva procissão de mar que envolve toda a cidade. 


Os festejos de verão englobam as Comemorações do Dia do Município a 20 de agosto, data que se celebra a atribuição da Carta de Foral à vila por D. Manuel I (20 de agosto de 1504). Esta comemoração tem conquistado, ano após ano, a admiração dos residentes e turistas e culmina com um magnífico concerto sinfónico com pirotecnia, na Praia dos Pescadores. 




Festa em honra de São Vicente de Albufeira. Desde a primeira realização desta festa, em 1965, Albufeira nunca mais deixou de prestar culto a São Vicente, no aniversário do seu martírio a 3 de setembro. 



As festas do pescador, no primeiro fim de semana de setembro, apresentam-se como uma divertida manifestação de cultura popular, com as típicas tasquinhas com petiscos e iguarias da cozinha tradicional.




FESTAS ANUAIS  EM ALBUFEIRA 

Janeiro
  • Paderne Medieval

Junho
  • Marchas Populares em Albufeira e em Olhos de Água
  • Mostra Tradicional das Artes do Barrocal em Paderne
Julho
  • Festival Al’buhera e Feira de Artesanato, em Albufeira
  • Festa do Polvo em Olhos de Água
 Agosto
  • Festa do Frango na Guia - 1º Fim de semana 
  • Festa da Sardinha, em Olhos de Água - 2º Fim de semana
  • Festas em Honra da Nossa Senhora da Orada, em Albufeira - Dias 14 e 15
  • Comemorações do Dia do Município, em Albufeira - Dia 20
  • Festival de Rancho Folclórico, em Olhos de Água
Setembro
  • Festas em Honra de São Vicente de Albufeira - Dia 3
  • Festas do Pescador, em Albufeira - 1º Fim de semana
Outubro
  • Festas em Honra de São Vicente de Albufeira - Dia 3
  • Mostra dos frutos secos em Paderne
Novembro
  • Festas do Magusto na Guia e em Paderne.
Dezembro
  • Festa de Fim de Ano, em Albufeira - Dia 31
  • Paderne Medieval